Este é um relato de experiência em turma da APAE-Manaus durante os anos de 2022 e 2023. Trabalhar em uma instituição específica de Educação Especial pode parecer conflitante com uma necessidade de também abraçar um ensino inclusivo nas classes do mesmo lugar? Não basta estar matriculado em uma Escola de modalidade Especial. Para resultados positivos é preciso que todos estejam de fato participantes nas atividades diversas e dialoguem com as diversidades presentes nessa subjetividade a ponto de potencializar resultados para a vida. O diferente precisa ser visto como um ponto de partida para diálogos dentro dos estudos diários. “O especial da educação traduz-se por meios para atender à diversidade.” (CARVALHO, 2004, p. 59). A sala de Musicalização tem o objetivo de apresentar diversos conhecimentos de mundo por meio de música e dança, e, junto a isto proporcionar vivências musicais diversas para todos os estudantes da turma, sem exceção. Os mesmos estarão também em contato com objetos de conhecimentos diversificados propostos pela BNCC que perpassarão pelo planejamento junto a temática musicalização. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa (MINAYO, 2010). Trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT,1988). Desde o planejamento não basta selecionar um ou outro assistido para apresentar-se. É preciso oportunizar as vivências à todos. “[...] é necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical (...) que saiba contribuir para a humanização de seus alunos. (Brasil, 1998, p.56). Considerando as especificidades, os conhecimentos propostos são vivenciados na sala de aula e fora dela em apresentações e momentos musicais de dança e música. Todos são convidados a se prepararem para as apresentações. No dia a dia temos práticas de karaokê em que todos cantam as músicas que escolhem. Fazemos momentos de levar músicos para que os estudantes conheçam mais de perto alguns instrumentos. Estudamos letras de músicas, origem de danças e dançamos após os estudos. Ouvir músicas na sala de aula faz parte da rotina diária. Ainda neste ano estaremos vivendo nosso Festival Musical. O resultado dessas ações é que a cada prática nota-se o quanto é positivo proporcionar a vivência musical para todos e não apenas para os que já tem experiências anteriores de apresentações e destaques. Junto a isto, é possível perceber o quanto também as práticas musicais tem colaborado para a auto-estima e entusiasmo tanto dos estudantes quanto das famílias, o que tem refletido em frequência escolar brilhante. Os benefícios são vários e as práticas tem sido citadas como surpreendente por profissionais e familiares da instituição. Os mesmos dizem ter visto revelações de talentos em estudantes que já estudavam há muitos anos na instituição e não eram vistos nas práticas musicais. Deseja-se com essa partilha que possam ocorrer mais e mais práticas com enfoque em oportunizar a experimentação musical para todos os estudantes, inclusive para os que não apresentaram em momento anterior alguma experiência parecida.
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SEINPE
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