FORTALECENDO A FORMAÇÃO DOCENTE E TRANSFORMANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Paulo Henrique da Silva Tavares
  • Co-autores
  • Giselle da Silva Tavares Costa , Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  • O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é uma política governamental que concede aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas a oportunidade de vivenciarem a experiência de estarem no ambiente real da profissão, no contexto escolar, antes mesmo da conclusão do curso. Este trabalho foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem como objetivo relatar as experiências formativas iniciais do PIBID, no subprojeto Educação Física, no ensino fundamental I. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, correspondente ao período de novembro de 2022 a maio de 2023. O programa se desenvolveu na Escola Estadual Euclides da Cunha e nesse período inicial de seis meses realizou-se adaptação ao ambiente e documentação escolar, estudos teórico-práticos, reflexões à cerca do processo de ensino-aprendizagem, aplicação de aulas e atividades, além do desenvolvimento de habilidades sociais. Essas atividades possibilitaram a compreensão da realidade do professor e dos alunos, dos desafios e dificuldades presentes no ambiente escolar e nas aulas de educação física. Em suma, acredita-se que o PIBID contribui de forma incontestável para a formação docente inicial de qualidade.

  • Palavras-chave
  • Formação Docente, Educação Física, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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