METODOLOGIAS ATIVAS: O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LÚDICO

  • Autor
  • Sandra Mara de Almeida Lorenzoni
  • Resumo
  • Esta atividade teve a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno de uma escola da rede estadual de ensino. Tendo como objetivo, verificar o ensino e aprendizagem por meio de atividades lúdicas associadas com aulas teóricas e práticas. Como tema escolhido as células e suas organelas por ser atrativo e de fácil compreensão dando inúmeras possibilidades aos alunos de buscarem o aprendizado de forma lúdica. O método utilizado para desenvolver o conhecimento foram as metodologias ativas onde coloca o professor como mediador e o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem. Quanto aos resultados deste trabalho os mesmos foram positivos, pois observamos que os alunos apresentaram criatividade, organização e coerência na apresentação das práticas realizadas. Demonstrando ainda a importância de utilizar métodos diferenciados para o ensino aprendizagem no qual devem estar interligados a realidade do aluno

  • Palavras-chave
  • Aulas práticas; Educação de Jovens e Adultos; Metodologias Ativas; Células, Lúdico;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica