Resumo: O presente manuscrito resulta de pesquisa de doutorado, intitulada “Formação continuada de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: contribuições para a construção de experiências significativas de educação ambiental”. Nosso objetivo, neste texto, é apresentar a pesquisa e refletir, a partir de dados gerados e analisados, como a formação continuada de professoras de educação infantil pode contribuir para a construção de um trabalho pedagógico que potencialize a consciência socioambiental das crianças e os cuidados com o ambiente. A produção dos dados da pesquisa foi realizada com 08 professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Manaus-AM, bem como com 141 crianças de 04 e 05 anos, com base na perspectiva filosófico-epistemológica do Materialismo Histórico-Dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Como procedimentos, foram realizados 06 encontros formativos com grupos dialogais com os professores do CMEI e observação diária das atividades desenvolvidas com as crianças relacionadas ao projeto Horta Escolar durante 08 meses. A análise microgenética dos dados, permite-nos notar que processos formativos podem impactar as relações estabelecidas por professoras e crianças com a natureza, bem como as relações humanas que marcam o cotidiano educativo da pré-escola.
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