A Educação Especial é uma forma de ensino que perpassa por todos os níveis, etapas e modalidades contemplando recursos e serviços para o processo de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo foi conhecer a perspectiva docente quanto à inclusão discente nos aspectos pedagógicos e arquitetônicos. A pesquisa foi feita em um município da Região do Solimões/Amazonas com cinco docentes do Ensino Fundamental (EF) anos finais. Utilizamos na coleta de informações a entrevista narrativa, que contou com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise de dados. Elegemos três categorias: 1) Aspectos pedagógicos no processo de inclusão do aluno, com as subcategorias adaptações curriculares (AC) e recursos materiais; 2) Formação dos professores em serviço; e 3) Aspectos das edificações escolares para a inclusão do aluno. Chegamos à conclusão de que a instituição escolar se encontra com privações frente à inclusão dos alunos da educação especial (EE). Também concluímos que os docentes precisam ser supridos com formações para fortalecer o processo de inclusão; que os recursos pedagógicos são essenciais para as práticas pedagógicas; que as adaptações no currículo são favoráveis ao desenvolvimento discente; e que a edificação escolar necessita de acessibilidade para permitir a locomoção independente.
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SEINPE
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