A taxa de fecundidade das trabalhadoras da Escola Estadual Ruy Araujo

  • Autor
  • Zilmar Lima da Silva
  • Co-autores
  • Fernanda Andrade de Souza , Luiz Henrique Silva e Silva , Gabriel Machado Atem
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa teve como objetivo analisar a taxa de fecundidade das mulheres trabalhadoras da Escola Estadual Ruy Araújo, a fim de verificar proximidade com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para tanto, foi realizado levantamento do número de filhos por mulher, mãe e avó das trabalhadoras da escola, por meio de questionário e em seguida foi realizada a comparação entre os dados obtidos nesta etapa da pesquisa com os dados fornecidos pelo IBGE. Autores como Damiani (1998), IBGE (2010), Malthus (1996), Santiago et al (2010), Gil (2002) e outros contribuíram  com as bases teóricas e metodológicas desta pesquisa. O presente estudo é relevante, pois abordou conteúdos relacionados à demografia e que são trabalhados em sala de aula, de acordo com a Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – SEDUC/AM vigente, com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Assim, os estudantes atuaram como protagonistas na produção científica do conhecimento. É importante também, pois, verificou-se  que houve redução na taxa de fecundidade no decorrer de três gerações (mulheres, mães e avós) das trabalhadoras da Escola Estadual Ruy Araújo e que há proximidade com as tendências demográficas do Brasil e do Amazonas de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE.

     

  • Palavras-chave
  • Taxa de Fecundidade, Filhos, Mulheres.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica