O presente trabalho analisa a atuação de agências com vínculo governamental japonesas (AGJs) na formação dos docentes das 4 licenciaturas públicas de letras-japonês federais do Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Partiu-se dos conceitos de produção e reprodução do campo científico de Bourdieu (1977, 1988, 2004, 2014). Por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008) dos currículos LATTES e do questionário misto com perguntas quantitativas e qualitativas (CRESWELL, 2012) em Google Forms aplicado aos docentes que atuaram entre 2018 e 2022 nas universidades mencionadas acima, comprovou-se a influência do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do Japão -MEXT e Ministério das Relações Exteriores do Japão– MOFA, representado pelas agências Fundação Japão e JICA, através de recursos como exames de proficiência, bolsas de intercâmbio e cursos de aperfeiçoamento profissional. Também se observou que os docentes reproduzem a relação com as agências japonesas com vínculo governamental, apresentando e recomendando aos seus alunos os recursos acima indicados.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica