AGÊNCIAS COM VÍNCULO GOVERNAMENTAL JAPONESAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LETRAS-JAPONES

  • Autor
  • Cristina Rosoga Sambuichi
  • Co-autores
  • Selma Suely Baçal de Oliveira
  • Resumo
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    O presente trabalho analisa a atuação de agências com vínculo governamental japonesas (AGJs) na formação dos docentes das 4 licenciaturas públicas de letras-japonês federais do Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Partiu-se dos conceitos de produção e reprodução do campo científico de Bourdieu (1977, 1988, 2004, 2014). Por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008) dos currículos LATTES e do questionário misto com perguntas quantitativas e qualitativas (CRESWELL, 2012) em Google Forms aplicado aos docentes que atuaram entre 2018 e 2022 nas universidades mencionadas acima, comprovou-se a influência do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do Japão -MEXT e Ministério das Relações Exteriores do Japão– MOFA, representado pelas agências Fundação Japão e JICA, através de recursos como exames de proficiência, bolsas de intercâmbio e cursos de aperfeiçoamento profissional. Também se observou que os docentes reproduzem a relação com as agências japonesas com vínculo governamental, apresentando e recomendando aos seus alunos os recursos acima indicados.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Licenciaturas públicas, Letras-Japonês, Agências governamentais japonesas, Reprodução do campo científico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 – Salão dos egressos
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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