Este trabalho apresenta reflexões iniciais sobre o papel da vivência na proposta teórico-metodológica denominada pesquisa com formação que sustentou o estudo de Doutorado em Educação intitulado “Formação de professores formadores e construção de sentidos: uma meta-análise sobre o processo formativo”. A formação de professores(as) formadores(as) de professores(as) para/da Educação Infantil foi o objeto de estudo e, para tal, foram organizados seis Encontros com quatro professores(as) formadores(as) de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública da cidade de Manaus, AM. A Teoria Histórico-Cultural, na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético, fundamentou todo o trabalho, favoreceu as relações crítico-reflexivas permanentes entre os dados produzidos, a pesquisa bibliográfica, e as discussões no grupo de pesquisa. A análise demonstrou que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade objetivo-subjetiva que constrói o conhecimento acerca da formação do(a) formador(a), ao mesmo tempo que (trans)forma aqueles que dela participam: pesquisadora e pesquisados(as); aponta que a reflexão sobre as vivências que marcam cada biografia geram possibilidades de construção de novos/outros sentidos à docência e à formação e corrobora o papel das vivências na constituição de pesquisas engendradas com o processo formativo humanizador e emancipatório.
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