A região amazônica é um território diversificado e multirreferenciado ético, cultural, social e geograficamente. Essa diversidade traz consigo as contradições de um contexto com desigualdades educacionais e os desafios das políticas públicas de acesso às tecnológicas digitais para as escolas públicas da educação básica. Para tanto, o presente artigo objetiva discutir sobre os espaços virtuais de ensino e o uso das tecnologias digitais como ferramentas na democratização do conhecimento na educação básica no contexto amazônico. Este artigo trata-se de uma revisão de literatura ancorada nos estudos da Educação na Amazônia disciplina da Universidade Federal do Amazonas; e de base documental, embasado nos dispositivos legais como: o Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017, que instituiu o Programa de Inovação Educação Conectada, a política do Ministério da Educação. Os resultados apontam que tal recurso além de ser uma tendência na atualidade e uma ferramenta em constante transformação, proporcionando um maior acesso a educação, bem como, uma possibilidade de transcender as barreiras físicas, beneficiando estudantes e educadores, mas que ainda se faz necessário rever alguns conceitos, para obter melhores resultados. Conclui-se que a abordagem de forma adequada dos espaços virtuais de ensino e o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas podem ser uma ferramenta na democratização do conhecimento no contexto amazônico, visando contribuir com uma educação socialmente de qualidade e a inclusão digital na região.
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