POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O PARFOR E OS TRABALHADORES DOCENTES EM ITAMARATI-AM

  • Autor
  • Fernanda Pinto de Aragão Quintino
  • Co-autores
  • Arminda Rachel Botelho Mourão
  • Resumo
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    Apresentamos aqui um recorte do trabalho doutoral que teve como objetivo analisar as mudanças objetivas e subjetivas ocorridas na vida dos trabalhadores docentes da primeira turma a cursas Pedagogia no município de Itamarati-AM promovidas pela política pública de formação de professores PARFOR. As categorias centrais desta pesquisa são: Políticas Públicas de Formação de Professores, Trabalho Docente, Mudanças objetivas e subjetivas, Desenvolvimento e a categoria que emergiu durante a partir dos dados analisados: a Fome. Utilizamos como fonte de pesquisa memoriais docentes produzidos pela turma, questionários, registros fotográficos, documentos, mapas, pesquisa de campo, teses, dissertações, artigos e livros. Como metodologia de análise direcionada aos memoriais, utilizamos a Análise Temática, proposta por Souza (2019). O materialismo histórico dialético orientou nossas escolhas teóricas, conceituais, e procedimentais, na busca pela compreensão do concreto pensado, indo além da aparência. Defendemos que o PARFOR enquanto política pública nacional de formação de professores, trouxe mudanças significativas para a vida profissional e social da turma analisada, todavia, a falta de fiscalização dos acordos celebrados entre a prefeitura e a IES responsável pelo programa no município para o funcionamento do curso, bem como as interferências de atores da política local na empregabilidade docente prejudicam o pleno desenvolvimento dessa política.

     

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas, PARFOR, Formação de professores, Itamarati-AM.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 – Salão dos egressos
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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