Apresentamos aqui um recorte do trabalho doutoral que teve como objetivo analisar as mudanças objetivas e subjetivas ocorridas na vida dos trabalhadores docentes da primeira turma a cursas Pedagogia no município de Itamarati-AM promovidas pela política pública de formação de professores PARFOR. As categorias centrais desta pesquisa são: Políticas Públicas de Formação de Professores, Trabalho Docente, Mudanças objetivas e subjetivas, Desenvolvimento e a categoria que emergiu durante a partir dos dados analisados: a Fome. Utilizamos como fonte de pesquisa memoriais docentes produzidos pela turma, questionários, registros fotográficos, documentos, mapas, pesquisa de campo, teses, dissertações, artigos e livros. Como metodologia de análise direcionada aos memoriais, utilizamos a Análise Temática, proposta por Souza (2019). O materialismo histórico dialético orientou nossas escolhas teóricas, conceituais, e procedimentais, na busca pela compreensão do concreto pensado, indo além da aparência. Defendemos que o PARFOR enquanto política pública nacional de formação de professores, trouxe mudanças significativas para a vida profissional e social da turma analisada, todavia, a falta de fiscalização dos acordos celebrados entre a prefeitura e a IES responsável pelo programa no município para o funcionamento do curso, bem como as interferências de atores da política local na empregabilidade docente prejudicam o pleno desenvolvimento dessa política.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica