O presente texto tem por objetivo apresentar um recorte da dissertação de Mestrado intitulada Discursos sobre educação e saúde no Guia de Atividade Física para a População Brasileira via educação física escolar: notas de um casamento (in)feliz, produção que discute os achados obtidos em uma pesquisa documental realizada nas páginas do aludido documento. Sendo assim, partindo do entendimento foucaultiano de que um texto é muito mais que os signos utilizados para representá-lo, nos esmeramos em identificar os discursos que sustentariam e justificariam a inclusão inovadora de um capítulo dedicado à Educação Física, em um documento desta natureza. Para tanto, nos baseamos em uma análise discursiva de inspiração foucaultiana, subsidiada por uma base teórico-reflexiva que alinha as contribuições acerca das relações de saber-poder do filósofo francês Michel Foucault e as teorizações do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, no que concerne às grandes transformações sociais da modernidade. Como resultado, pudemos identificar alguns pressupostos que nos permitiram caracterizar o Guia como um dispositivo-conselheiro, destinado à implantação de uma biopolítica para o governamento dos corpos e para a preservação do homo oeconomicus, por meio de “recomendações” que alegam visar a promoção da saúde, mas que buscam a prevenção de doenças.
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