Este estudo analisa os reflexos da política nacional para o ensino médio a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394/1996, destacando a reconfiguração da formação ofertada nas escolas de ensino médio do Sistema Estadual de Ensino do Amazonas. Com isso, aborda-se a extinção do ensino médio profissionalizante e a implantação do Projeto Educação em Tempo integral nas escolas de ensino médio na rede pública estadual de ensino de Manaus. O estudo teve como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético. Apoiou-se em fontes documentais e bibliográficas. Este trabalho é um recorte da dissertação[1] de mestrado em educação, linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, no qual os resultados evidenciaram que as políticas educacionais nacionais para o ensino médio estabeleceram uma outra forma de dualidade entre o ensino médio e a educação profissional, reforçou processos formativos unilaterais ancorados em um modelo de educação por competências, distanciando a integração do trabalho como princípio educativo para o ensino médio. A pesquisa foi financiada pelo CNPq.
[1] FERREIRA, J. N. O ensino médio nas escolas de tempo integral. Dissertação (Mestrado em Educação). Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2012.
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