Resumo: A presente produção textual é um recorte da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFAM. Introdução: Tal pesquisa demonstrou de que forma a educação ambiental está integrada a formação em Pedagogia e sua relação com o Ser e o Fazer “EcoAtivo” que tem como cerne do conhecimento a experiência, o Ser-movimentar-humano, o ir ao encontro do objeto estudado. Objetivo: Discutir a formação dos discentes de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED/UFAM, com relação à base filosófica do Ser e o Fazer “EcoAtivo. Metodologia: Empreendemos uma pesquisa básica, de cunho interpretativo e de abordagem qualitativa, pautada em uma análise documental. Por meio dessa análise, cujos dados coletados foram interpretados a partir do método hermenêutico-dialético. Resultados: Foi possível inferir que, embora existam recomendações específicas para o ensino, valorização e desenvolvimento de atitudes que articulem a Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar nos cursos de Pedagogia, não existem metodologias específicas para tal. Considerações finais: Entendemos que a proposta da base filosófica do Ser e Fazer “EcoAtivo” constitui uma alternativa para aprimorar a qualidade de ensino-formação de Educação Ambiental, com propósito de oferecer dinamismo ao curso de Pedagogia, que consolida sua atuação através da docência, investigação e extensão.
Palavras-chave: educação ambiental, formação de Pedagogos, EcoAtivo.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica