O trabalho versa sobre projeto realizado na escola da aldeia do povo Kanamari, do município de Maraã/Amazonas, especificamente, na Aldeia São Francisco. A ação objetivava registrar os conhecimentos referentes à Pintura Corporal do povo Kanamari, que estava sendo esquecida, e organizar como material didático para futura geração, assim como fortalecer a prática da Pintura Corporal na Aldeia. As atividades foram desenvolvidas, coletivamente, envolvendo estudantes, professores, sábios e comunitários. Ressalto que esse trabalho sobre pintura corporal é decorrente das ações do Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade – PIBID Diversidade, realizado durante a Graduação no curso Formação de Professores Indígenas – área Letras e Artes, da Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, quando tive interesse de utilizar essa temática no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Assim, o trabalho é parte do TCC, que ao final apontou que os Kanamari vêm conseguindo manter a riqueza e complexidade de sua língua, mitologia, artes e rituais, porém, tais conhecimentos estão fragilizados e a escola não havia, ainda, inserido os Princípios Comunitarismo, Interculturalidade, Interdisciplinaridade, no processo ensino-aprendizagem da escola, que possibilitam documentação e fortalecimento dos conhecimentos tradicionais, assim como cumpre as prerrogativas da Escola Indígena.
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SEINPE
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