Apresentamos aqui uma síntese da pesquisa doutoral intitulada “O sentido da pós-graduação para qualificação de professores da educação básica do estado do Amazonas”, que teve por objetivo identificar, analisar e compreender o sentido e as contribuições da pós-graduação para a formação dos professores da rede estadual de ensino público do estado do Amazonas (2013-2018). Realizamos um estudo de caso, tendo como fonte de informação: os referenciais teóricos sobre o tema; a legislação pertinente; e os dados empíricos, estes apreendidos por meio de entrevista semiestruturada, com questões abertas e subjetivas, de modo a contemplar os perfis dos sujeitos participantes da pesquisa. Para a compreensão dos dados nos valemos da Análise do Discurso, tendo em vista os fundamentos da fenomenologia e da hermenêutica e, para analisá-los qualitativamente, recorremos à técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O sentido e as contribuições reveladas no estudo estão refletidos nas afirmações dos sujeitos de que o mestrado possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e melhorias pessoais, profissionais e financeiras, o que confirma a tese de que a pós-graduação em nível stricto sensu também é espaço de formação continuada de professores da Educação Básica, porque possibilita melhorias na qualificação, na valorização e na atuação profissional.
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