O ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA A CULTURA DO CAFÉ: UMA EXPERIENCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO.

  • Autor
  • ADKETLEN QUEIROZ PINTO
  • Co-autores
  • DAIANA DE OLIVEIRA KETZER , Priscila Soares Lima , Heloísa da Silva Borges
  • Resumo
  • Este texto é fruto da pesquisa em andamento, intitulada: o ensino da matemática aplicada à cultura do café: uma experiência em uma escola do campo. O objetivo foi analisar como os conteúdos matemáticos tais como: à porcentagem, à geometria e análises de gráficos, são utilizados no cultivo de uma plantação do café, com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do campo, localizada na Vila de Balbina do município de Presidente Figueiredo-(AM), tendo como norte a concepção da educação do campo e da pedagogia histórico-critico como perspectiva formativa. O método da pesquisa é pautado no materialismo histórico dialético, a partir da realização de pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados, articularam os conhecimentos dos trabalhadores(as) do campo para a Educação formal em uma escola do campo, reprodução artificial do plantio do café, construindo dimensionamento dos berçários, monitoramento da qualidade da produção de café com ênfase nos conteúdos de geometria, fomento à agricultura familiar, capacitação dos estudantes em técnicas de plantio e propagação da cultura cafeeira.

    Palavras-chave: Matemática; Educação do campo; Pedagogia Histórico crítica

  • Palavras-chave
  • Ensino da matemática; educação do campo; pedagogia histórico crítica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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