A Pedagogia da Alternância tem se destacado como uma abordagem inovadora na Educação Profissional e Tecnológica. Essa forma de organização pedagógica tem sido aplicada especialmente no contexto do PROEJA Indígena na região amazônica. Melo (2010) afirma que a Pedagogia da Alternância está presente em todos os estados brasileiros por meio das Escolas de Formação por Alternâncias ou das Casas Familiares Rurais, adaptando-se regionalmente sem perder sua essência. Assim como qualquer proposta pedagógica, seu sucesso depende de fatores políticos e contextuais. Segundo Passos (2011, p. 76), “A Pedagogia da Alternância é um caminho possível para a formação e valorização dos sujeitos sociais do campo”. Neste trabalho, apresentamos de forma sucinta uma análise da atuação docente nessa modalidade educacional, com foco na experiência vivenciada no IFAM Campus Maués entre os anos de 2018 e 2023. O objetivo desta pesquisa é analisar a aplicação da Pedagogia da Alternância no PROEJA Indígena, considerando suas particularidades e desafios, e investigar o papel do professor nesse contexto, identificando suas práticas pedagógicas e estratégias de ensino. Além disso, destacamos o impacto da Pedagogia da Alternância na formação dos docentes que atuaram nessa experiência com estudantes indígenas no IFAM Campus Maués. Na metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa baseada em estudos de caso, visando investigar a atuação docente no PROEJA Indígena. Realizamos observações participantes, visitas de campo, entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes, e análise de documentos institucionais. A pesquisa foi desenvolvida em estreita colaboração com a comunidade indígena local, garantindo a participação ativa dos envolvidos. Na discussão e/ou resultados, durante o período de pesquisa, identificamos diversos desafios enfrentados pelos professores na aplicação da Pedagogia da Alternância no PROEJA Indígena. Questões como a valorização da cultura indígena, a adaptação do currículo à realidade local e a interculturalidade foram abordadas de maneira significativa. Os resultados revelaram a importância do envolvimento da comunidade e da valorização dos saberes indígenas no processo educacional, bem como a necessidade de formação continuada para os professores atuantes nesse contexto. Por fim, nas conclusões, a Pedagogia da Alternância mostrou-se uma abordagem promissora para a Educação Profissional e Tecnológica no PROEJA Indígena, especificamente para a etnia Sateré Mawé. A atuação dos docentes do IFAM desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes indígenas, proporcionando uma educação contextualizada, valorizando sua cultura e promovendo a formação integral e interdisciplinar. No entanto, são necessários investimentos contínuos em formação e apoio aos professores, além de políticas educacionais que reconheçam e fortaleçam a importância da Pedagogia da Alternância na Educação Escolar Indígena.
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