PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO/DO CAMPO: uma experiência do curso de Especialização do Escola da Terra pela UFAM

  • Autor
  • Jucileide Freire dos Santos
  • Co-autores
  • Adketlen Queiroz Pinto , Priscila Soares Lima , Heloísa da Silva Borges
  • Resumo
  • Resumo do trabalho

     

     

    Este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada ao longo do eixo Educação do Campo na Amazônia: pedagogia da alternância e os procedimentos teóricos e metodológicos, ministrado pelo professor Guerreiro aos professores campesinos da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de Presidente Figueiredo, o município de Presidente Figueiredo localiza-se na região metropolitana de Manaus, dista-se a 107 km da capital Amazonense. Após a disciplina realizou-se a elaboração do relatório da disciplina ministrada, os elementos relatados foram embasados através de uma pesquisa bibliográfica. Percebeu-se na proposta de ensino com um paradigma na construção do conhecimento que os procedimentos do ver-refletir- transformar volta-se para o desenvolvimento regional e que permite o protagonismo dos alternantes. Bem como analisou-se a importância da formação dos professores como prática educativa inovadora e ainda pouco conhecida, mas que já está no Brasil desde a década de 60.

  • Palavras-chave
  • Pedagogia da alternância, formação de professores, educação do campo, Escola da Terra
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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