Avaliação Escolar na perspectiva inclusiva: um olhar a partir da concepção Dialética- Libertadora e mediada

  • Autor
  • Keegan Bezerra Ponce
  • Co-autores
  • Samia Darcila Barros Maia , Cleverton José de Souza Farias , Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  • Este estudo compõe parte de um capítulo de Tese intitulada “Validação das Instruções do Teste KTK para cultura Surda”, que tem como objetivo validar as instruções do Teste Motor para Libras podendo avaliar estudantes surdos. Objetivamos apresentar uma reflexão sobre avaliação escolar utilizando abordagens dialética-libertadora e mediadora associando-as com o modelo de Bleidick (1981) e o relatório Warnock (1978) que a partir de estudos sobre o processo educativo das crianças e jovens com deficiência física e intelectual sugere níveis que devem ser observados para avaliação destes estudantes. Ao pensar em avaliação é necessário visitar os objetivos da educação escolar, esta deve estar relacionada a concepção e, ainda que tipo de homem, de sociedade queremos formar, dessa forma, a concepção de educação adotada pela escola influencia diretamente a forma como a avaliação é concebida e utilizada, podendo contribuir para uma avaliação mais significativa e formativa, que orienta o trabalho pedagógico e contribui para o desenvolvimento dos estudantes. Concluímos que, as mudanças de concepção da avaliação escolar repercutem na postura do professor, assim o estudante o percebe de maneira diferente, pois o reconhece como aquele que está ali para ensiná-lo, ajudá-lo nas dificuldades, isso faz toda diferença na relação pedagógica.

  • Palavras-chave
  • Avaliação Escolar, Educação Inclusiva, Educação Especial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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