A qualidade das práticas com a literatura infantil, nas escolas de Educação Infantil, demanda a apropriação do gênero literário pelas professoras. É preciso que haja lugar, nos processos formativos, para tempos-espaços-materiais-mediações que favoreçam essa apropriação. A pesquisa objetivou apreender os sentidos atribuídos à literatura e às práticas com a leitura literária pelas professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus, num processo de formação continuada. Tratou-se de uma pesquisa com formação, apoiada no Materialismo Histórico-Dialético, Teoria Histórico-Cultural, Filosofia da Linguagem Russa e em estudos sobre a literatura infantil na Educação Infantil. Foram procedimentos metodológicos: observação das professoras nos momentos de leitura e contação de histórias em suas turmas; questionário; discussão sobre as necessidades formativas e Encontros Formativos, realizados em 2020. Os resultados mostram que: a formação continuada é um lugar propício para que, mesmo na vida adulta, as professoras tenham encontros com a literatura infantil; ao atribuir sentidos mais aproximados do conceito que define o objeto de trabalho – a literatura – potencialmente se incide na mudança das práticas junto às crianças.
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