A Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro, situado à Rua Lourenço da Silva Braga s/n, Bairro Centro, desenvolve atividades direcionadas à estudantes portadores de Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo geral do projeto é conhecer algumas plantas medicinais, seu uso e finalidade. E como problema da pesquisa é identificar seu valor cientifico como conhecimento para o seu cultivo e finalidade para as comunidades? Uma vez que faz parte da cultura utilizar as plantas com finalidade curativa, porém esse conhecimento é de senso comum. A proposta será desenvolvida através da Atividade Complementar-Estudo da Natureza. Na área escolar, além do cultivo de hortaliças e plantas pancs, existem algumas plantas medicinais tradicionalmente presentes na vivência e na cultura amazonense, que são o Crajirú (Arrabidaea chica), a Babosa (Aloe vera), o Hortelã (Mentha spicata) e a Mangarataia/gengibre (Zingiber officinale), tais plantas possuem notável valor científico devido suas várias formas de uso e finalidades. O Projeto em questão pretende destacar a importância cultural destas plantas na medicina caseira (familiar) e seu valor científico. Sendo assim, a metodologia baseia-se no cultivo e manejo de mudas, na troca de informações (relatos), na observação de dados científico e no registro das finalidades e usos, os quais, no futuro, poderão vir a ser um manual de orientação sobre folhas, raízes, cascas (etc), além de ajudar o estudante envolvido a adquirir noções de respeito pela natureza e por nossa cultura. Como resultado, apesar de suas limitações, a pessoa com deficiência intelectual e múltiplas, possui a capacidade diferenciada para aprender a desenvolver conhecimentos. Portanto, o envolvimento com as práticas deste projeto visam permitir que o estudante nele incluso consiga, de maneira prazerosa, essa aprendizagem bem como desenvolver-se cognitiva e socialmente através da ciência.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica