EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CAMPO: APROXIMAÇÕES COM A TRANSDISCIPLINARIDADE E A POSSIBILIDADE DE INTERFACES COM OS MÉTODOS E AS TÉCNICAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

  • Autor
  • Luis Sergio Castro de Almeida
  • Co-autores
  • Maria Almerinda de Souza Matos
  • Resumo
  •  

    A tese sobre a Educação Inclusiva no Campo no Amazonas investigou a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, em Escolas no Campo de comunidades situadas nas estradas e florestas, e às margens de um rio em Presidente Figueiredo no Amazonas. O objeto do estudo compreendeu as Escolas no Campo, este relacionado com a Educação Inclusiva, mediada pelo discurso sobre as políticas de Educação Especial. Numa metodologia compreendida pela dialógica e a hermenêutica crítica, o estudo se constituiu em meio a uma abordagem teórico-epistemológica, que se relaciona com o paradigma sistêmico. O objetivo consistiu em analisar a Educação Inclusiva nas Escolas no Campo, na efetivação de suas ações político-pedagógicas e no que diz respeito a Política Nacional de Inclusão Educacional. Em três momentos, o texto discute os desafios evidenciados e a necessidade de interfaces com os métodos e as técnicas na produção de conhecimento; o ser e a vida no estar sendo no mundo para compreender o mundo e os aspectos da transdisciplinaridade, do terceiro incluído, dos níveis de realidades do objeto e dos níveis de realidades do sujeito.

     

  • Palavras-chave
  • Política Nacional de Inclusão Educacional, Educação Inclusiva no Campo, Pessoas com Deficiências, Transdisciplinaridade, Transrealidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 – Salão dos egressos
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica