Esse trabalho investigou a importância da reserva ambiental Imburanas da Volta em Canindé, Ceará, como parque de céu escuro com registros inéditos de astrofotografias feitas por astrônomos amadores do CASF - Clube de Astronomia de Fortaleza/Ce e na preservação da biodiversidade do bioma Caatinga.
O estudo apresenta astrofotografias realizadas por equipe de astrônomos amadores do CASF que revelam imagens fantásticas de astros observados no parque de céu escuro de Imburanas da Volta no meio da Caatinga.
Foi feito levantamento da fauna e da flora presente na reserva por equipe formada por botânico e biólogo por meio de expedições de campo com filmagens e fotografias terrestres e aéreas por drone, que registraram imagens exclusivas de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Os resultados indicam que a reserva ambiental de Imburanas da Volta desempenha papel fundamental na proteção da biodiversidade da Caatinga, permitindo a conservação de espécies raras e a realização de estudos científicos.
A documentação fotográfica e em vídeos permitiu consolidar o conhecimento empírico sobre a fauna, flora e dos astros celestes observados na região. O estudo favorece conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da escuridão do céu noturno para a admiração de astros e da natureza.
Comissão Organizadora do XXI Encontro de Astronomia do Nordeste
Jefferson Rodrigo Bezerra
José Carlos de Medeiros Júnior
José Eduardo Silva Sousa
Rayná Elizabete Silva Miranda
Wagner José de Morais
Comissão Científica
Adriano Aubert Silva Barros
Heydson Henrique Brito da Silva
Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho