O presente trabalho faz parte das atividades curriculares em nível de doutorado e versa sobre o ensino de Português no contexto da pandemia de Covid-19 na percepção de professores da rede básica de ensino do interior do Estado do Pará. A questão levantada foi como os professores de Língua Portuguesa desenvolveram sua prática docente no uso da tecnologia no contexto pandêmico. O objetivo é analisar a percepção de professores de Língua Portuguesa que atuaram no contexto pandêmico e utilizaram tecnologia como ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia, parte de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica, uso de questionário online e análise interpretativa dos dados coletados junto a catorze professores. O referencial teórico conta com autores que discutem o ensino das Letras e a formação de professores, como Angela Kleiman, Paulo Freire, José Carlos Lidâneo e Dalia Lerner. Os resultados demonstram que a maioria dos professores, cerca de 57%, tem mais de oito anos de trabalho docente, o que demonstra certa segurança didática; sobre o manuseio da tecnologia, 57% têm bom manuseio, 21% com alto conhecimento e 22% com baixo manuseio; 71% acreditam que suas práticas de ensino foram satisfatórias na pandemia; 100% usaram a tecnologia para atividades de leitura, por meio de vídeos; 28,5% usaram aplicativos para registro da escrita e 71,5%, atividades impressas; 36% fizeram exercícios de letramento no meio virtual, 57% com atividades impressas, enquanto 7% não realizaram atividades; 85% tiveram dificuldades no funcionamento e êxito do ensino remoto. Como conclusão, houve certa superação dos professores no uso da tecnologia para o ensino na pandemia, principalmente como resultado de esforço individual. É necessário incorporar o debate da tecnologia na formação de professores, assim como sobre o uso das mídias voltadas para o ensino e investir na promoção de políticas públicas na área da educação e saúde no Brasil.
Caros leitores,
a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".
Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.
Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.
Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.
Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.
Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.
Comissão Organizadora
Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)
Comissão Científica
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins