A intenção do presente estudo é refletir sobre o currículo e a formação de professores, buscando compreender e, mais do que isso, apontar a necessidade da presença da perspectiva decolonial nos currículos dos cursos de licenciatura. Por perspectiva decolonial entendemos aquela que valoriza saberes outros, isto é, que não seja eurocêntrica e/ou determinada por grupos e culturas dominantes. Partindo disso, propusemos uma análise sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Bagé, já que a linguagem é um dos instrumentos de dominação utilizados por grupos hegemônicos, mas, também, de resistência e luta das minorias. Buscamos delimitar os cursos que, ao mesmo tempo em que se diferenciavam dos demais, representavam variadas línguas e, assim, selecionamos: Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas. Nossa problemática é guiada pela seguinte questão: é possível identificar nos currículos dos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Línguas Adicionais – da Unipampa uma perspectiva decolonial? De posse dos projetos pedagógicos, realizamos a leitura seletiva, seguida pela etapa de leitura analítica e interpretativa dos dados obtidos. Por meio da análise dos documentos, podemos afirmar que há espaço para se trabalhar a perspectiva decolonial no ensino superior, especificamente, nesses dois cursos. No entanto, observamos que ainda há muito o que aperfeiçoar, já que a oferta da maioria dos componentes curriculares com essa perspectiva é eletiva e, por isso, pode ficar fora da formação de muitos professores. Apesar de nossas análises apontarem para a abertura de uma perspectiva decolonial nos currículos, o presente trabalho buscará, em uma próxima etapa, aprofundar a temática a partir de procedimentos de coleta de dados, como entrevistas com os/as docentes dos cursos e aplicação de questionário com os licenciandos/as.
Caros leitores,
a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".
Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.
Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.
Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.
Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.
Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.
Comissão Organizadora
Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)
Comissão Científica
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins