Desde dezembro de 2018, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, todas as escolas brasileiras tiveram de se reorganizar para compreender as mudanças que chegaram ao universo educacional dos alunos que cursam a etapa final da Educação Básica brasileira. Nesse contexto de transformações educacionais, um dos caminhos educacionais criados envolve o chamado itinerário formativo, que representa uma trilha de aprendizado, calcada, primordialmente, nos princípios do protagonismo estudantil e das metodologias ativas, sobre temáticas que podem desenvolver múltiplas habilidades cognitivas e comportamentais dos educandos e que os auxiliarão na vida pessoal e profissional, o que aproxima este trabalho dos ensinamentos de Paulo Freire. Esta pesquisa surge a partir de todas essas questões e de uma experiência docente, iniciada em 2021, que envolveu a criação de dois itinerários formativos, pertencentes à área de Linguagens e Códigos, em uma escola privada da cidade de São Paulo, tendo como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais são os benefícios dos itinerários formativos da área de Linguagens e Códigos para a formação integral de educandos do Ensino Médio? Objetiva-se, portanto, refletir sobre a formação educacional de alunos que vivenciaram as novas experiências educacionais propiciadas pelos itinerários formativos, muitas delas ocorridas em ambiente remoto e, ainda, em contextos híbridos, em função da pandemia de Covid-19, iniciada em 2020. Serão investigados os resultados obtidos após a aplicação das propostas em sala de aula presencial e remota. Por fim, almeja-se, talvez, propor aos professores do Ensino Médio um novo caminho didático-metodológico para a área de Linguagens e pondera-se sobre a necessidade de se repensar os cursos de formação dos docentes. Serão usados como referencial teórico a própria BNCC, documentos do Ministério da Educação (MEC) publicados depois da BNCC, estudos de Paulo Freire, Fernando Hernández, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando Trevisani.
Caros leitores,
a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".
Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.
Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.
Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.
Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.
Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.
Comissão Organizadora
Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)
Comissão Científica
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins