O cerceamento da vida democrática urbana: análise discursiva das lutas políticas por moradia no Brasil no período pandêmico

  • Autor
  • Jheny Iordany Felipe de Lima
  • Resumo
  • Este estudo objetiva pensar como os efeitos de verdade sobre os processos de democratização dos espaços urbanos são construídos a partir das práticas discursivas sobre direito à moradia no Brasil, notadamente no período pandêmico, onde as famílias em situação de vulnerabilidade foram as mais expostas aos riscos de morte devido à falta de políticas públicas efetivas que as atendessem. Considerando a Campanha Despejo Zero como um acontecimento de ordem discursiva que emerge em um dado momento histórico e produz sentidos na atualidade, se ligando a outros objetos e saberes, a análise que é tecida aqui parte das considerações de Michel Foucault sobre discurso, acontecimento, governamentalidade e verdade, tomadas de empréstimo para uma análise discursiva da linguagem, baseando-se, sobretudo, no livro A arqueologia do saber (1966) e nos cursos Segurança, território e população (1978), Nascimento da biopolítica (1979) e Subjetividade e Verdade (1981) do autor, para pensarmos como o Estado lida com a população enquanto um problema político que surge e demanda ser tratado, agindo na forma de um biopoder e pautando-se em uma razão governamental neoliberal que fabrica, intensifica e perpetua níveis de desigualdade. Pudemos observar como a liberdade encontra um ponto de ancoragem ali mesmo onde a vida faz o embate com o poder que a toma, pois é por meio de uma estética da existência que o sujeito pode produzir formas de vida outras e fazer o enfrentamento das forças intrínsecas que o objetivam e o deixam para morrer dentro dessa ordem discursiva hegemônica e pouco participativa das cidades. Essa discussão é uma tentativa de avançarmos nas problematizações foucaultianas acerca do diagnóstico do presente, buscando proceder em sua ontologia da subjetividade.

  • Palavras-chave
  • Discurso, Acontecimento, Governamentalidade, Verdade, Subjetividade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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Caros leitores,

a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".

Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.

Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.

Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.

Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.

Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.  

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)

Comissão Científica

Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins