A neblina e o redemoinho: narração, rememoração e seus limiares em "Grande sertão: veredas"

  • Autor
  • Gabriel Nunes de Azevedo
  • Resumo
  • O passado e a dificuldade de rememorá-lo e narrá-lo é um dos principais problemas de Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa. Elaboramos aqui uma reflexão crítica na qual são analisadas as articulações e os efeitos de sentido entre a narração e a rememoração no aqui-agora da enunciação do romance. Para tanto, no primeiro capítulo, estudamos o narrador da obra, levando em conta que é a partir dele que a narração e a rememoração são enunciadas. Nosso referencial teórico foram, sobretudo, os estudos sobre a figura do narrador, de Walter Benjamin, e as investigações de Wolfgang Iser a respeito dos limiares entre ficção e realidade. Para a escrita do segundo capítulo, utilizamos a metáfora do redemoinho/vórtice para analisar a narração, que se constitui por meio de uma sintaxe do desequilíbrio, desestabilizadora de polaridades. Fizemos uma leitura transversal da teoria da narrativa de Gérard Genette e dos estudos sobre língua e linguagem de Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como de Giorgio Agamben. Respaldamo-nos ainda na teoria da enunciação de Émile Benveniste e da fala no romance, de Mikhail Bakhtin. Por fim, no terceiro capítulo, voltamos nosso olhar à criação do passado no aqui-agora da narração. Na obra, a experiência temporal é representada pela contingência e pelo inacabamento, fazendo com que Riobaldo questione a matéria vivida e narrada. Inquirimos aqui se a rememoração gera um processo criativo do tempo vivido à medida que o narrador desvela a neblina do vivido em busca de um passado irrecuperável. Neste ponto, recorremos a Paul Ricoeur e, novamente, a Agamben. Nosso processo metodológico seguiu os fundamentos de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, baseando-se ainda em um método analítico, hipotético-dedutivo.

  • Palavras-chave
  • Grande sertão: veredas, narrativa, rememoração, vórtice, rizoma
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Literários
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Caros leitores,

a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".

Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.

Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.

Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.

Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.

Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.  

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)

Comissão Científica

Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins