Ensino de PLAc em contexto de letramento para mulheres refugiadas afegãs

  • Autor
  • Renata Ramos Rodrigues
  • Resumo
  • A comunidade internacional vivencia a maior crise humanitária: a população global que sofre migração forçada devido a conflitos, perseguições e violações de direitos humanos vem crescendo substancialmente, tendo maior número já registrado desde a 2.ª Guerra Mundial (ACNUR, 2022). O Brasil tem sido país receptor dessa população e muitos vêm a São Paulo por ser um polo econômico brasileiro e, consequentemente, apresentar maior oferta de emprego. O migrante que se desloca à força se vê, de repente, diante da necessidade de recomeçar em outro país, não raro onde nunca se imaginou antes. A língua, a diferença cultural e a falta de informação sobre funcionamento das leis e da cidade são barreiras que se erguem no processo de adaptação. Assim, o ensino do idioma-local — conhecido, neste contexto, como português como língua de acolhimento (PLAc) — é essencial, pois é a ponte de acesso aos espaços sociais e laborais (ANÇÃ, 2008). Esses migrantes precisam se comunicar, a fim de se tornarem autônomos na participação desta nova sociedade e o PLAc é a chave que abre portas para que possam falar e, mais importante, falar de si (PEREIRA, 2017); construindo suas próprias narrativas e retomando, aos poucos, à normalidade que o caos do deslocamento à força lhes tomou. Recentemente, temos assistido — após a invasão do Talibã no Afeganistão em 2021 — à chegada em grande fluxo de afegãos em São Paulo. Surge uma nova realidade no cenário humanitário: ensinar afegãs que se comunicam apenas em seu idioma nativo (Dari) cujo alfabeto se diferencia totalmente do nosso. É a partir disso que se apresenta, como professora de PLAc do Instituto Adus e pesquisadora, a experiência do projeto de letramento em PLAc para mulheres refugiadas afegãs. Para tanto, este trabalho parte dos estudos de ensino de PLAc, alinhados ao campo da linguística aplicada.

  • Palavras-chave
  • português como língua de acolhimento; PLAc; ensino de português; letramento; migração forçada e refúgio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
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Caros leitores,

a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".

Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.

Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.

Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.

Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.

Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.  

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)

Comissão Científica

Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins