O ethos discursivo de alunos universitários sob a perspectiva da Análise do Discurso

  • Autor
  • Debora Ruiz Omaki
  • Resumo
  • O tema deste trabalho é a análise da argumentação em produções textuais de estudantes universitários do terceiro semestre de um curso de graduação em Administração de empresas, de uma faculdade particular em São Paulo. Esta comunicação justifica-se por saber-se que a academia deve preparar esse futuro gestor para as práticas cotidianas do mundo corporativo, como: negociar, gerenciar conflitos, divulgar, vender ideias e serviços, além de participar de reuniões com públicos diversos. Por esse motivo, foi criada a Oficina de Argumentação Escrita, na qual atuo como docente, com o intuito de elevar a eficácia da argumentação no discurso, a interpretação de textos e o pensamento crítico. Considerando essa realidade, o intuito desta pesquisa é mapear os critérios do ensino de argumentação para esse público, possibilitando, ao docente, uma atuação mais efetiva em sala de aula, e tornando os alunos mais conscientes de sua produção escrita. Nesse sentido, esta pesquisa vem analisar a constituição do ethos discursivo dos estudantes, recorrendo principalmente aos conceitos de Dominique Maingueneau em Análise do Discurso Francesa e, também, aos conceitos de Argumentação segundo Ruth Amossy. Dessa forma, pretenderemos responder às seguintes perguntas: a) Como instrumentalizar o aluno para a eficácia na comunicação escrita corporativa? b) Quais aspectos argumentativos e persuasivos devem ser considerados para a conquista dos objetivos profissionais? c) Que recursos didático-pedagógicos podem ser utilizados para elaboração da disciplina de oficina de argumentação escrita? d) Quais métodos de investigação são eficazes para análise da argumentação no discurso universitário? Esses resultados fornecerão elementos para a fundamentação dessa Oficina de Argumentação Escrita, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho dos egressos, assim como de auxiliar os docentes que desenvolvem a escrita universitária em qualquer área do saber. 

  • Palavras-chave
  • Análise do discurso, Redação Universitária, Argumentação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

Caros leitores,

a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".

Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.

Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.

Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.

Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.

Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.  

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)

Comissão Científica

Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins