O objetivo deste estudo consiste em problematizar a sobreposição do contexto sócio-histórico às circunstâncias imediatas de produção do discurso “Elas são fáceis porque são pobres”, enunciado pelo agora ex-deputado estadual por São Paulo, Arthur Do Val, durante a sua visita à Ucrânia em março de 2022, na qual buscaria arrecadar doações para os refugiados ucranianos. Mais especificamente no que respeita a esse discurso – situado, portanto, no contexto da guerra enfrentada por esse país após a invasão da Rússia e aludindo às mulheres ucranianas em áudios em que originalmente se dirigia a um grupo de amigos (mas que acabaram "vazando" na imprensa) –, a pergunta que orienta o desenvolvimento deste trabalho é: para que a repercussão do “Elas são fáceis porque são pobres” chegasse a promover a cassação do mandato de quem alega não ter enunciado investido da posição-homem público, quais já-ditos envolvendo a expressão “mulher fácil” (e/ou a associação “mulher pobre = mulher fácil”) teriam sido evocados na memória discursiva da sociedade brasileira? Para respondê-la, a investigação se ancora no dispositivo teórico-metodológico encontrado na Análise do Discurso de linha francesa, mobilizando os conceitos de memória discursiva, formação discursiva e interdiscurso, os quais foram aplicados a um corpus constituído da transcrição do conteúdo desses áudios. Assim, conquanto Do Val não tenha recuperado diretamente os sentidos em circulação já mais estabilizados acerca da "mulher fácil" no Brasil, o que a análise permite depreender, entre outras considerações, envolve a aplicação de um (novo?) sentido associado a uma formação discursiva em particular, massivamente rejeitado pela opinião pública não apenas por não remontar àqueles já cristalizados, como também – e sobretudo – por se aplicar a mulheres situadas num cenário de guerra, reiteradamente referenciadas como “refugiadas” pelo próprio enunciador, daí resultando a sobreposição do contexto sócio-histórico mais amplo ao seu contexto imediato de fala.
Caros leitores,
a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".
Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.
Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.
Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.
Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.
Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.
Comissão Organizadora
Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)
Comissão Científica
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins