Produção de e-books na formação docente inicial: relato de uma experiência

  • Autor
  • Thiago Pereira da Costa
  • Resumo
  • A tese Produção de e-books na formação docente inicial: relato de uma experiência, da qual deriva esta comunicação, parte do pressuposto de que as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na vida diária. Nesse contexto, a escola atual - em todos os níveis - pode e talvez necessite fazer uso dessas ferramentas, de modo que discentes e docentes sintam-se confortáveis na interação com o mundo digital no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é fundamental que as Licenciaturas - e aqui se trata especialmente da Licenciatura em Letras - familiarizem os alunos com e-books. A partir daí, a tese discutiu a articulação entre questões que envolvem a elaboração de um livro digital e a formação docente inicial. O objetivo da tese foi discutir os benefícios de se propor a produção de um e-book em cursos de formação docente. Nessa direção, está abrigada a hipótese geral de que, durante as aulas em que se concebe um livro digital, são desenvolvidas habilidades de produção textual, sonora e imagética. A tese relatou a abordagem metodológica adotada no curso, acreditando que ela permite aos alunos desenvolverem melhores resultados em seu trabalho docente. Com esse objetivo, foram abordados procedimentos técnicos e foram disponibilizadas ferramentas de produção de e-books, tais como navegação, design (grid, cores e tipografia), softwares específicos como InDesign e Photoshop, smartphones e formatos de arquivos necessários para a visualização do e-book. O projeto foi desenvolvido em doze aulas, nas quais a discussão da transposição para um livro digital de um texto impresso iniciou-se na primeira aula, quando os alunos leram o conto “Um Apólogo”, de Machado de Assis, dando início a uma análise do texto e imaginando como poderiam elaborá-lo em um outro suporte, no caso o digital.

  • Palavras-chave
  • Formação Docente, Letras, e-books, TDIC, Produção Textual
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação Docente
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Caros leitores,

a Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, evento anual que ocorre desde o ano de 1996, chega à sua 26ª edição com a temática "Língua, literatura e ensino: intersecções".

Nesta edição se reforça, pela temática orientadora, a concepção que norteia o PPGL UPM: a de que os estudos em língua, literatura e ensino precisam ser pensados em suas intersecções, de uma perspectiva assumidamente transdisciplinar. Este aspecto, que reverbera na excelência do corpo docente do PPGL UPM e na qualidade e diversidade das pesquisas desenvolvidas por nossos discentes, tem garantido, ao longo dos anos, o reconhecimento da qualidade do nosso programa, assim como seu diferencial no conjunto dos programas de pós-graduação em Letras no Brasil.

Esse reconhecimento, este ano, alcançou um patamar inédito, que merece também comemoração nesta Mostra: o PPGL alcançou, na Avaliação Quadrienal 2017/2020, realizada pela Capes para os cursos de pós-graduação no Brasil, a nota máxima atribuída pela entidade. Tal vitória assegura a excepcionalidade de nosso programa, inserido entre as poucas pós-graduações stricto sensu, na área de Letras, que tem sua excelência constatada em nível internacional.

Este Caderno de Resumos é um recorte significativo das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos do PPGL UPM e de outros programas de pós-graduação do Brasil, assim como de mestres e doutores recém-titulados: são aqui apresentados os resumos das 113 comunicações que comporão a programação da 26ª Mostra de Pós-Graduação em Letras, a se realizar nos dias 09 e 11 de novembro de 2022.

Avaliadas pelo Comitê científico do evento, essas comunicações estão organizadas em torno de quatro áreas temáticas - Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Ensino e Aprendizagem de Língua, e Formação docente – a partir das quais foram organizadas as sessões de apresentação dos trabalhos. Com esse movimento de publicização e compartilhamento das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento com a comunidade acadêmica, os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos e aqueles que acompanharão o evento inserem-se no processo, fundamental à pesquisa científica, de disponibilização de seus resultados ao debate público e à avaliação crítica.

Agradecemos, portanto, aos pesquisadores e pesquisadoras que, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nesta Mostra, demonstraram seu compromisso com a pesquisa científica e a produção de conhecimentos em nosso país. Agradecemos, também, aos professores orientadores e àqueles responsáveis pela coordenação de sessões de comunicação pelo estímulo constante à pesquisa, assim como aos discentes que compuseram a Comissão Organizadora e o grupo de monitores: sem vocês não teríamos condições de concretizar esse evento.  

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Maria Elisa Rodrigues Moreira - Presidente
Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lúcia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
José Gaston Hilgert
Regina Pires de Brito
Valéria Martins
Amanda Godoy (administrativo)
Pedro Zambon (administrativo)
Allan Cordeiro (discente)
Ana Carolina de Melo Silva (discente)
André Taniguchi (discente)
Anna Beatriz Silva Azevedo Costa (discente)
Elise de Mascarenhas Melo (pós-doutoranda)
Enrico de Castro Carvalho (discente)
Haymone Leal Ferreira Neto (discente)
Lion Santiago Tosta (discente)
Monica Penalber (egressa)
Patricia Teixeira de Oliveira Didone (discente)

Comissão Científica

Alexandre Marcelo Bueno
Alleid Ribeiro Machado
Ana Lucia Trevisan
Cristhiano Motta Aguiar
Diana Luz Pessoa de Barros
Elaine Cristina Prado dos Santos
João Cesário Leonel Ferreira
José Gaston Hilgert
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maria Helena de Moura Neves
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Marisa Philbert Lajolo
Neusa Maria O. B. Bastos
Regina Pires de Brito
Ronaldo de Oliveira Batista
Valéria Bússola Martins