Independentemente de os textos bíblicos serem considerados sagrados ou profanos, encontra-se neles alguma literariedade, logo é possível analisá-los literariamente. Com Gênesis 1-3, pode-se utilizar o método narrativo para comentar elementos constitutivos da narrativa.
Gênesis 1 é um texto predominantemente narrativo. O protagonista tem o nome “Deus”. Seu discurso é frequentemente direto como “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança”. Também existe discurso indireto do narrador sobre ações do protagonista como “Deus criou o homem à sua imagem”. O espaço descrito é físico: água, luz, terra etc. O narrador é observador e onisciente dos eventos da origem do mundo. O tempo é cronológico. O assunto principal do texto é a obra da criação em seis dias. Existem interpretações diferentes acerca da cosmogonia mosaica. A palavra “dia” pode ter um sentido literal ou figurado pelo número 6. Uma interpretação é a da criação instantânea do mundo. O número 6 simboliza a perfeição da obra da criação. A escrita versos de Gn 1,27 tem um estilo elevado.
Em Gênesis 2, muda-se o foco narrativo da criação do mundo para a formação do homem e da mulher. O nome do protagonista é alterado para “Iahweh Deus”. Gn 2,23 está escrito em versos. O Éden é um espaço descrito fisicamente: duas árvores, quatro rios. Não há conflito relacionado à proibição de comer o fruto. A nudez do homem e da mulher sem se envergonhar aponta um evento futuro.
Finalmente, em Gênesis 3 a intriga ocorre no diálogo entre a serpente e a mulher. A serpente é interpretada no sentido ora literal, ora figurado. O antropomorfismo é um recurso literário frequente. O protagonista realiza ao homem perguntas retóricas. E Gn 3,15 está presente a antítese pela oposição entre a serpente e a mulher, e entre suas descendências.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista