Percurso histórico do ensino de língua inglesa no Brasil no Século 20: métodos e formação de professores

  • Autor
  • Cássia Cristina Marques Venezuela
  • Resumo
  • O objetivo deste trabalho é refletir sobre os conjuntos de saberes que influenciaram a formação dos professores de inglês no Brasil durante o séc. XX. Para realizar a análise, utilizarei noções da historiografia linguística e a retórica de Murray (1994), que trata das continuidades, descontinuidades e supostas revoluções nos estudos da linguagem, além das noções de parâmetro interno e externo de análise (Swiggers, 2019). A retórica em Historiografia da Linguística é uma manifestação discursiva persuasiva do agente da produção ou recepção de estudos linguísticos. Segundo Batista (2019), essa retórica transmite valores a serem validados na interação entre cientistas e intelectuais, organizada em um contexto social e ideológico. 

     

    Durante o começo do século XX, o ensino de língua inglesa tinha menos proeminência do que nos dias atuais. Este trabalho explora de que maneira os métodos de ensino de língua inglesa influenciaram as Reformas da Educação Brasileira, como a Reforma Francisco de Campos (1931), que incentivou o ensino de línguas estrangeiras modernas, recomendando o uso do Método Direto. Esse método visava a comunicação oral em línguas estrangeiras, em contraposição ao Método da Tradução e Gramática. As reformas de 1942 e 1943 aumentaram o número de aulas de línguas estrangeiras nas escolas, mas houve uma discrepância entre as recomendações oficiais e a prática nas salas de aula, uma vez que muitas Escolas Normais não ofereciam aulas de línguas estrangeiras.

     

     

  • Palavras-chave
  • Formação de professores de inglês, Reformas educacionais brasileiras, Ensino de língua inglesa no Brasil, Métodos de ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
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O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
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Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista