DISCURSO E ACONTECIMENTALIZAÇÃO: DAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE AOS REGIMES DE VERDADE SOBRE DIREITO À PROPRIEDADE NA ATUALIDADE

  • Autor
  • Jheny Iordany Felipe de Lima
  • Resumo
  •  Inserida no escopo dos estudos discursivos da linguagem, a pesquisa que é tecida aqui, toma de empréstimo os estudos filósofos de Michel Foucault, em especial os conceitos de discurso, acontecimento, governamentalidade e verdade, para empreender uma cartografia das lutas políticas por moradia na atualidade, através da análise de enunciados sobre direito à propriedade, materializados em documentos oficiais reconhecidos em âmbito federal como princípio de ordenação territorial, baseando-se, sobretudo no livro A arqueologia do saber (1966) e nos cursos Segurança, território e população (1978), Nascimento da biopolítica (1979) e Subjetividade e verdade (1981) do autor. Na dinâmica espacial das cidades, múltiplos jogos de verdade entram em cena, colocando em confronto e justaposição, realidades que se opõem. É neste sentido, que este estudo, ao voltar seu olhar para uma escala de acontecimentos discursivos sobre o direito à propriedade, identificando os elementos de sua sucessão,  procurando estipular uma regularidade, estabelecendo séries e especificando o campo efetivo para seu aparecimento no tempo presente, coloca em evidência como a experimentação biopolítica das cidades é regida por discursos que autorizam determinadas práticas discursivas com efeito de verdade, beneficiando uma ordem econômica hegemônica e pouco participativa dos espaços citadinos, sobretudo em territórios localizados à margem. Ao mesmo tempo, possibilita o mapeamento daquilo que mais se aproxima de um trajeto para se pensar as lutas políticas enquanto práticas de liberdade, que conferem aos sujeitos autonomia para cuidarem de si e dos outros dentro de uma razão governamental que os excluem e os deixam para morrer, quando não autorizam seu assassínio direto. Em suma, a referida empreitada de investigação é uma tentativa de avançar nas contribuições foucaultianas acerca do diagnóstico do presente, pois é através da linguagem, da análise dos discursos que poderemos conjecturar os jogos de poder e verdade envoltos na questão do problema fundiário urbano.

  • Palavras-chave
  • Discurso, Acontecimento, Governamentalidade, Verdade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista