As horcruxes de Joanne: um estudo comparado das performatividades autorais de J.K. Rowling e Robert Gailbraith

  • Autor
  • Beatriz Masson Francisco
  • Resumo
  •  

    Harry Potter (1997 – 2007) é uma série de livros de fantasia conhecida no mundo todo: seus personagens, seus espaços narrativos e a lógica que rege o Mundo Mágico povoam o imaginário de várias gerações de pessoas. Tão relevante quanto o sucesso dos livros, está o sucesso da pessoa que os escreveu: J.K. Rowling. A autora britânica segue ativa em seu ofício tanto no que se refere ao mundo literário de Potter, quanto na publicação de outras histórias infanto-juvenis e dos romances do detetive Cormoran Strike, escritos sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Partindo desta duplicidade, nossa comunicação tem como ponto de partida os debates envolvendo a questão da autoria dentro da teoria literária, sobretudo no campo de estudos da literatura contemporânea. Por isso, temos a intenção de equacionar as perspectivas teóricas que envolvem as questões da construção de um pseudônimo, da biografia do autor, ilusão biográfica e performance, a partir dos trabalhos de Foucault (1969), Klinger (2006) e Lejeune (2008), em uma tentativa de entender como Joanne Rowling criou e veiculou diferentes personas autorais a depender do tipo de texto que escreve. Propomos, portanto, apresentar uma análise comparada dos materiais que fomentam os dois simulacros autorais de Rowling: as notas biográficas de J.K. publicada nas orelhas e em sites oficiais dos romances Potter e as entrevistas concedidas por Gailbraith, em uma tentativa de mostrar aproximações e distanciamentos entre estas duas personas, que parecem integrar um movimento estético bastante específico dos escritos contemporâneos: o autor enquanto sujeito performático. À maneira de Tom Riddle, seu mais conhecido vilão, Rowling dividiu sua identidade autoral em ao menos duas instâncias e criou suas próprias horcruxes, ganhando sobrevidas no tempo presente.

  • Palavras-chave
  • J.K. Rowling, Robert Gailbraith, autor, pseudônimo, performance.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Literários
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista