A preocupação com os rumos da educação no país parece assunto infindável, principalmente agora, com um início de década marcado pela pandemia da COVID-19. Sob o guarda-chuva das perdas imensuráveis que o mundo sofreu, abriga-se a educação, em especial, de crianças e jovens. Se os resultados de rendimento escolar dos brasileiros eram alarmantes nos últimos anos, no cenário atual, a realidade parece ainda mais desastrosa: a dificuldade dos alunos aumentou após esse período de aulas remotas. Posto isso, vale mencionar que a busca de caminhos que favoreçam o estabelecimento de práticas assertivas no ensino básico, em especial, nas aulas de Língua Portuguesa, é tema propulsor do trabalho proposto em minha tese em andamento. Esta investigação tem por objetivo equacionar e ajustar propostas teóricas do funcionalismo – particularmente aquelas vinculadas ao modelo da Gramática de Usos – na proposição de lições gramaticais para o trabalho com a língua portuguesa na educação básica, na direção de extrair relações entre temas teóricos funcionalistas e a operacionalização do ensino de gramática no contexto escolar. Para atingir essa finalidade, apresenta-se um projeto aplicado de formação docente continuada que estabelece a parceria entre universidade e educação básica. A formação desenvolvida teve por base a visão funcional da linguagem, e a aplicação em sala de aula seguiu a mesma direção. Na mostra de Pós-Graduação pretendo apresentar alguns resultados preliminares de meu trabalho que apontam, dentre outras questões, a necessidade docente de formação continuada com enfoque no trabalho com a gramática centrada no uso, para que seu olhar se torne atento a quais noções a respeito da língua são, de fato, relevantes para o trabalho com os alunos. Munido disso, o professor será capaz de incentivar os alunos a compreenderem os fatos da língua e se tornarem competentes linguisticamente.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
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Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista