Sambas-enredo: Memória cognitivo-discursiva e bem simbólico

  • Autor
  • ANNA BEATRIZ SILVA AZEVEDO COSTA
  • Resumo
  • Este artigo tem como tema a construção da memória coletiva e a designação do bem simbólico nas letras de sambas-enredos (1988 e 2019), da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira à luz do aporte teórico da Análise do Discurso francesa. A escolha da temática pela discursividade dos sambas-enredos justificou-se no fato dessa expressão cultural artística compreender um processo coletivo de produção de significados, que molda e configura as relações da experiência social que compõem a estrutura da memória coletiva. Como problema de pesquisa buscou-se responder a seguinte pergunta: como a discursividade dos sambas-enredos atua como promotora de uma memória viva, fluída e aglutinadora de contexto sociopolítico? O objetivo geral foi analisar e discutir a relação entre a memória cognitiva-discursiva e o bem simbólico usando como caminho metodológico as categorias: “filiações discursivas” do pré-discurso: apelos aos precursores, enunciação patrimonial e nomes próprios. Os objetivos específicos definidos foram: apresentar uma revisão teórica sobre os conceitos de memórias interdiscursivas e uma apresentação da relação entre o pré-discurso e memória; refletir sobre a concepção de memória coletiva e seu desempenho actante na construção do bem simbólico; e aplicar os postulados teóricos no corpus, a fim de promovermos uma discussão sobre as possibilidades de se articular os eixos teórico-metodológicos sobre a memória coletiva. Recorreu-se a uma metodologia de caráter exploratório-descritivo, pautada nos conceitos do pré-discurso para analisar a construção da memória cognitivo-discursiva, de Marie-Anne Paveau (2013), para compreender a construção discursiva da memória coletiva, postulado por Maurice Halbwachs (2006) e a relação com o bem simbólico, conceito apresentado por Pierre Bourdieu (2001). Como resultado, mostrou-se que as memórias coletivas são constituídas em linhagens pré-discursivas, refletindo os discursos oficiais e os apagamentos históricos, influenciando na construção de um bem simbólico.

     

     

  • Palavras-chave
  • Análise do Discurso francesa, Pré-discurso, Memória coletiva, Bem simbólico, Sambas-enredo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista