DISCURSO JURÍDICO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS ENUNCIATÁRIOS

  • Autor
  • Anthony Charles de Novaes da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho tem como objetivo analisar criticamente a forma como a informação jurídica é comunicada, tomando por base o discurso e pensando-o enquanto organização além da frase e cadeia de enunciados, de repercussões sociais e ideológicas, a partir da perspectiva dos enunciatários, para poder aferir como as diferentes formas de enunciação afetam a interpretação e a aplicação do direito.

    Para tanto, serão usados como escopo teórico: (i) a Análise do Discurso de linha francesa (AD), especificamente os conceitos de ethos discursivo, dêiticos e estrutura discursiva; e (ii) os postulados da técnica de comunicação e movimento social denominada como Linguagem Simples.  

    Isso porque, como o jargão jurídico (juridiquês) permeia a linguagem jurídica e nela se reflete, faz-se necessário pensar como a hermeticidade, obscuridade e complexidade frequentemente tornam difícil a sua compreensão por parte de pessoas comuns, representantes de empresas e até mesmo funcionários de instâncias governamentais, uma situação globalmente recorrente.

    Apesar de um certo nível de vagueza ser inerente à terminologia jurídica – posto que por vezes alguns vocábulos revestem-se de polissemia, assumindo diferentes significações conforme o contexto de utilização, essa tradição linguística costuma sacrificar a clareza e a acessibilidade. No entanto, e felizmente, a partir de iniciativas desenvolvidas em países como Argentina e Brasil, é possível conceber diretrizes práticas para solucionar o problema apresentado, trazendo inclusive concretude às premissas de cidadania, igualdade e acesso à justiça positivadas na legislação brasileira.

    Nesse sentido, o uso da linguagem simples permite construir um discurso jurídico claro, eficiente e amigável, que atenda às necessidades dos enunciatários, empoderando as pessoas a serem protagonistas de suas realidades, combatendo a hipossuficiência decorrente da falta de conhecimento jurídico, aumentando a compreensão da informação por todas as partes envolvidas e permitindo o surgimento de textos mais bem construídos, com eficiência, clareza e adequada funcionalidade. 

     

  • Palavras-chave
  • Análise do Discurso, Discurso Jurídico, Linguagem Simples, Linguagem Jurídica, Linguagem Simples Jurídica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista