A contemporaneidade exige uma reconfiguração do paradigma educacional, na qual o ensino se destaca por sua capacidade de promover não apenas a transmissão de conhecimentos, mas a construção ativa do saber, fazendo com que o aluno seja protagonista e autônomo no seu próprio processo de aprendizagem. Nesse contexto, a inserção de projetos pedagógicos que incorporam obras literárias surge como uma ferramenta poderosa para desviar do modelo tradicional de ensino que se baseia, geralmente, na pura análise sistemática do livro, inserindo-o num momento histórico pré-determinado e que não leva o discente a fazer uma reflexão crítica sobre aquilo que está sendo discutido na obra, muito menos trazer essa reflexão para a sua vida. Pensando a este respeito é que este trabalho objetiva-se fazer uma análise de um projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula, de uma escola da educação básica, que teve como base a obra literária “Eu me chamo Antônio” (2013), do escritor Pedro Gabriel. Tal livro se insere no panorama da literatura brasileira contemporânea e se destaca por seus poemas curtos e reflexivos do cotidiano juvenil, os quais interagem com ilustrações próprias do autor e, também, pelo suporte que foi veiculado: guardanapos. Os alunos, depois da leitura coletiva, elaboraram o seu próprio guardanapo literário, juntando poema e ilustração autoral e depois fizeram uma exposição para a comunidade educativa. Verificou-se que, com esse projeto, os alunos puderam entrar em contato direto com a escrita literária, visto que eles foram os produtores e protagonistas dessa escrita, e que, com isso, chamaram outros jovens ao gosto pela leitura e escrita literárias, tonando essa aprendizagem muito mais significativa e prazerosa.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista