Lev Tolstói, entre outras ocupações, romancista e pedagogo

  • Autor
  • José Antônio da Silva Costa
  • Resumo
  •  

    Lev Tolstói (1828-1910) teve infância aristocrática, uma condição social na qual sempre viveu, embora às vezes a desprezasse. Ao longo da vida, Tolstói ocupou-se como fazendeiro, oficial do Exército, tradutor, professor, pedagogo, peregrino, camponês, sectário, anarquista e escritor, cujo reconhecimento se deu com a obra Sebastópol em dezembro (1855). Em 1862, ele casou-se com Sófia Behrs (1844-1919). Nos seis anos seguintes, dedicou-se à escrita de Guerra e Paz (1869) e Anna Kariênina (1877). Entre esses dois romances mundialmente conhecidos, Tolstói publicou uma Cartilha (1872), que integra seu labor educacional, projeto ao qual se dedicou corpo e alma, em defesa dos menos favorecidos. Ao contrário do campesinato de sua época, Tolstói desfrutou de condições favoráveis à própria educação: recursos necessários e uma família devotada ao aprendizado. O romancista russo é reconhecido pela escrita ficcional, mas parte considerável de suas Obras Completas é constituída de textos de natureza pedagógica. Tolstói devia, pois, também ser laureado pelo seu projeto pedagógico, que engloba sistema de alfabetização, cartilhas e livros de leitura, para crianças russas aprenderem a ler e a escrever. Este trabalho tem como objetivo geral examinar tal projeto, em especial a obra Escola de Iásnaia Poliana, coletânea de artigos originalmente publicados em periódico pedagógico. À luz desse objetivo geral, planejou-se responder, em linhas gerais, o que teria levado Tolstói a engajar-se com a educação; verificar quais pedagogias ele encontrou, na Rússia e na Europa; e, por fim, apontar possíveis pressupostos deste projeto pedagógico e o seu legado. A hipótese de leitura é que Lev Tolstói ocupa posição vanguardista na defesa de uma pedagogia autônoma, centrada nos estudantes. Para realizar as análises propostas, recorreremos à crítica integrativa de Antonio Candido (1997, 2019) e ao dialogismo, de Mikhail Bakhtin (2009).

  • Palavras-chave
  • Pedagogia, Cartilha, Educação, Escola, Tolstói
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista