A QUESTÃO DA NORMA OFICIAL NO PORTUGUÊS FALADO EM MOÇAMBIQUE: DAS ANÁLISES ÀS REFLEXÕES

  • Autor
  • Bento Orlando Mutoba
  • Resumo
  • Faz-se à apresentação o estudo que visou analisar perspectivas de proposição de uma norma própria e oficial da variedade do Português de Moçambique (doravante, PM) face a sua nativização e postura heterogénea. O estudo centra-se na necessidade de fomentar reflexões profundas e permanentes que visam apoiar a necessidade da normatização da variedade que tipifica o real falar dos moçambicanos e propor perspectivas articuladas com a realidade do país na proposição de uma norma oficial. Para tanto, o estudo constituiu-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo a pesquisa documental e bibliográfica para produção de dados, e recorreu-se aos métodos: fenomenológico, análise de conteúdo e comparativo para a discussão dos mesmos. Os resultados mostram uma preferência da subvariedade da classe escolarizada por parte dos linguistas que já se pronunciaram sobre a questão da “seleção da norma” que possa constituir uma norma oficial moçambicana, uma preferência da qual não fomos totalmente apologistas, aliados à ideia segundo a qual a norma legitimada não deve estar alheia à fala dos seus usuários, considerando o fato de que o que move os moçambicanos ao processo de normatização não é uma norma ideal, mas sim uma norma real, que toma como base a modalidade falada da língua. E tendo, por fim, proposto, em consonância com Nhatuve (2017), a harmonização/integração dos traços representativos ou comuns entre os falantes do PM na futura norma oficial da variedade moçambicana, aqueles que independentemente do grau de escolaridade permanecem típicos do PM. Devendo-se, através de comparação de usos, isolar os aspectos comuns (verdadeiras marcas do PM) entre os diferentes grupos e classes existentes no país e descrevê-los.

  • Palavras-chave
  • Português de Moçambique, heterogeneidade da variedade do PM, norma oficial, proposta inclusiva.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
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O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
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Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista