A aplicação de jogos digitais durante as aulas remotas na educação básica

  • Autor
  • Vitória Silveira Teixeira Medrado
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa descreve os resultados da aplicação de jogos digitais produzidos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental no PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), de outubro de 2020 a agosto de 2021, pela plataforma Google Meet. Considerando-se o grande número de pessoas com dificuldades tecnológicas durante a pandemia, entre alunos e professores, optou-se pela criação de jogos digitais - um recurso acessível que necessita somente do pacote básico Office da Microsoft: o PowerPoint, com o uso do hiperlink para conectar os slides, animações e transições. Neste período, o uso da tecnologia, com a produção de slides mais atrativos e dinâmicos, foi essencial para promover a participação dos alunos durante as aulas remotas. A metodologia iniciou-se pela pesquisa bibliográfica, estudo dos objetos de conhecimento, habilidades da BNCC trabalhadas em cada aula, montagem, preparação dessas aulas e elaboração dos jogos digitais. Semanalmente elaborava-se um relatório em que eram descritas as experiências da aplicação de atividades lúdicas. Finalmente, ocorreu a análise de tudo que foi produzido e dos benefícios gerados com a aplicação dos jogos elaborados e como os jogos digitais auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo e efetivo para os discentes. Foram produzidos cinco jogos digitais, sendo eles: um sobre o gênero textual notícia e fake news; um sobre o recurso da intertextualidade em narrativas e em peças publicitárias; um sobre variação linguística; um sobre efeitos de sentido em slogans e um sobre elementos da narrativa e tipos textuais. Como resultado, houve grande participação e engajamento dos discentes durante a aplicação dos jogos digitais. Além disso, os jogos geram diversos benefícios, como o espírito de competitividade saudável, habilidade de trabalhar em equipe, autonomia, motivação, facilitação da aprendizagem, desenvolvimento de habilidades cognitivas, aprendizagem por descoberta, experiência de novas identidades, socialização e a coordenação motora.

     

  • Palavras-chave
  • PIBID, Língua Portuguesa, Jogos digitais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista