Este trabalho tem como objetivo comparar dois longas-metragens contemporâneos: I, Daniel Blake (2016), do diretor inglês Ken Loach, e “Arábia” (2017), dos cineastas brasileiros Affonso Uchoa e João Dumans, a partir de uma análise do espaço, a fim de observar como este aspecto internaliza processos sociais vigentes e revela contradições da realidade atual. O interesse pela categoria espacial para a realização do estudo se dá pela relevância que a mesma obteve nas humanidades a partir da segunda metade do século XX, dando origem ao termo spatial turn, movimento que pensa a pós-modernidade a partir do espaço. Além disso, tal categoria mostra-se pertinente para a análise dos objetos pelo papel ativo que o espaço desempenha na construção dos filmes. Nota-se que ambos tratam de dinâmicas econômicas e sociais próprias da contemporaneidade, plasmadas nas trajetórias e deslocamentos dos personagens. A análise conduzida apoia-se numa bibliografia que enfoca o aspecto espacial em relação às principais transformações no contexto de globalização. Como referenciais teóricos elementares, tomamos a noção de “desenvolvimento geográfico desigual”, de David Harvey, e a de “mapeamento cognitivo”, de Fredric Jameson. Através da leitura e fichamento de bibliografia selecionada e da análise de partes decisivas de cada filme, pode-se observar temas recorrentes e elaboraçes formais diversas, permitindo o levantamento de hipóteses incipientes sobre as obras. A seguir, algumas observações provenientes da análise devem exemplificar o estado atual da pesquisa. Em I, Daniel Blake, os deslocamentos espaciais na narrativa dizem respeito a dinâmicas do capital financeiro e especulativo sobre a cidade de Londres e sobre a China, que aparecem de maneira indireta no filme; as ramificações desse processo também produzem relações de solidariedade determinantes para a narrativa. Em Arábia, as perambulações do personagem central se ligam às influências da desregulamentação do trabalho na periferia do Brasil, que resultam em relações descontínuas e no isolamento.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista