O atual contexto de desenvolvimento tecnológico desencadeou diversas mudanças na contemporaneidade. Alteraram-se as formas de consumo de bens e serviços, de interação social, de uso da língua(gem) e também as formas de ensino-aprendizagem, sobretudo a partir do desenvolvimento das redes sociais. Na medida em que profissionais compartilham conhecimento diariamente nessas plataformas, a possibilidade de aprender tornou-se muito mais presente no cotidiano das pessoas. Entre aqueles que partilham saberes nesses espaços virtuais, encontram-se os professores de língua inglesa. Com perfis criativos que divulgam curiosidades sobre o idioma, estratégias de estudo ou mesmo exercícios práticos, professores conseguem uma legião de seguidores nas redes, expandindo o alcance do conhecimento linguístico. Diante desse cenário, este trabalho se propõe a investigar as relações dialógicas entre metodologias de ensino de língua inglesa e as práticas tecnopedagógicas de professores influenciadores na rede social Instagram. Investigamos cinco perfis de professores de língua inglesa brasileiros e analisamos as postagens compartilhadas no período de quinze dias. O objetivo da pesquisa é compreender se existem diálogos entre a produção de conteúdo desses influenciadores e as metodologias de ensino de língua já conhecidas. Para tanto, buscamos empreender uma análise dialógica dos discursos nativo-digitais, compreendendo a influência do aparato técnico sobre sua produção; identificar as características dos tecnogêneros discursivos sob os quais esses tecnodiscursos se materializam; além de identificar os métodos de ensino que subjazem as publicações de professores-influenciadores a partir de seus enunciados concretos. A metodologia dessa pesquisa entrecruza os pressupostos da Análise do Discurso Digital, proposta por Marie-Anne Paveau, e a perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin. A partir das análises, espera-se compreender as práticas de professores influenciadores nas redes sociais de modo a inspirar professores em formação a replicarem essas estratégias, possibilitando que mais acadêmicos ocupem o cyberespaço.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista