A presente pesquisa considera o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM como uma prática social no campo discursivo Educacional e uma instituição legitimada, que visa a mensurar a qualidade de ensino na Educação básica e ser um instrumento de ingresso ao ensino superior. O tema versa sobre a constituição dos discursos nas propostas de redação do ENEM regular e PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) elaboradas em contextos de produção marcados pela ruptura de mandatos presidenciais. Ao se tornar um exame de larga escala, espera-se um diálogo entre o ENEM e os documentos oficiais que regem a Educação brasileira. E, por propor duas aplicações distintas, considere as condições sociais que permeiam os sujeitos participantes da enunciação. Propomos como pergunta norteadora: Quais elementos linguístico-discursivos são mobilizados nas propostas de redação do ENEM regular e PPL que desvelam discursivamente posicionamentos político-partidários? Objetiva-se evidenciar que o ENEM, como ferramenta avaliativa e de seleção, não é neutro, mas orientado ideologicamente. O aporte teórico abarca as concepções de formações ideológicas e discursivas de Foucault (1996; 1997), os conceitos de semântica global, cenas da enunciação e polifonia de Maingueneau (1997, 2008, 2012, 2013, 2015), memória discursiva de Pecheux (1971, 1990) e Orlandi (2005), Educação emancipadora do pensamento crítico e prática Libertadora de FREIRE (1996, 2017, 2021) e o direito à educação dos sujeitos encarcerados de Torres (2017). Constatou-se que o ENEM mostra discursivamente certa preocupação em propor discussões em relação às políticas públicas educacionais e sociais. Para a produção das redações, o ENEM requer que o sujeito mobilize sua memória discursiva em relação aos saberes construídos no processo de sua formação, tanto no espaço escolar quanto fora dele, e os organize para a elaboração de seu texto e de acordo com os critérios de correção previamente definidos e compartilhados publicamente por meio de cartilha do participante.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
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Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista