A visão brasileira de educação contemporânea prega o direito de todos à educação e a valorização das diferentes culturas e comunidades linguísticas dentro sala de aula. Mesmo assim, o que se vê na prática é o pouco contato com a história, cultura e língua de comunidades menorizadas face à cultura geral brasileira durante as práticas educacionais do ensino regular. Esse apagamento se torna ainda mais evidente quando nos referimos à Comunidade Surda devido à pouca atenção que essa comunidade recebe nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Letras, ainda que tais práticas representativas sejam incentivadas pela legislação nacional. A partir dessa realidade surgiu o problema de pesquisa deste trabalho: como se dá, nos cursos de Licenciatura em Letras, o contato com práticas voltadas à difusão da Cultura Surda e ao resgate da identidade e da história das pessoas com deficiência? O objetivo principal desta pesquisa foi caracterizar como se desenvolvem na formação docente inicial dos cursos de Licenciatura em Letras práticas voltadas à difusão e ao resgate da Cultura Surda e da identidade e história das pessoas com deficiência. Também se objetivou produzir um relato sobre o histórico da Lei Brasileira de Inclusão; investigar grades curriculares dos cursos de Licenciatura em Letras do Brasil e mapear práticas didático-metodológicas para as aulas de Língua Portuguesa para alunos Surdos. Para tanto, o primeiro capítulo trata dos conceitos de Inclusão, Comunidade e Cultura surda, representatividade e legislação brasileira que trata da inclusão. O segundo capítulo apresenta considerações sobre a formação docente no curso de Letras no país e sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Letras. Por fim, terceiro capítulo apresenta a análise das informações obtidas a partir das grades curriculares de cursos de Licenciatura em Letras brasileiros.
O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.
Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.
No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.
A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.
Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.
Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
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Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato
Giovanna Suleiman das Dores
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva
Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista