A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO BILÍNGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Mariane Poli da Silveira
  • Resumo
  •  

    O número de instituições de ensino voltadas à educação bilíngue tem crescido no Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), publicados em 2023, há em torno de 1.200 escolas bilíngues no país. Houve um crescimento de 10% nos últimos cinco anos. Em São Paulo, a expansão desse tipo de escolas é ainda mais significativa. Embora apenas disponível para um número reduzido de estudantes, o ensino bilíngue já é uma realidade e, quando bem executado, pode ampliar e muito o desenvolvimento de habilidades comunicacionais dos discentes, favorecendo sua formação integral e o entendimento de outras culturas. É a partir dessa realidade que surge este estudo cujo problema de pesquisa é: quais são as estratégias metodológicas para o desenvolvimento das habilidades de escrita em escolas bilíngues? A hipótese inicial é a de que por meio de trabalhos interdisciplinares seja possível desenvolver com êxito o hábito de produzir textos nos educandos de escolas bilíngues.  Buscando a resolução do problema levantado, elaborou-se uma sequência didática que foi aplicada com o 8º. ano do Ensino Fundamental. Após trabalharem nas aulas de Língua Portuguesa com poemas de revolta, os educandos, nas aulas de Língua Inglesa, foram envolvidos em dinâmicas que trataram do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos, campanha que buscou direitos e igualdade para a comunidade afroestadunidense. Após vivenciarem momentos de leitura, compreensão e interpretação de textos - para que os alunos compreendessem a relevância do contexto cultural da época -, os estudantes foram convidados a produzirem seus próprios textos em português e inglês. Além da descrição de toda a preparação e aplicação da sequência didática, ao final deste trabalho, são apresentados os textos dos educandos e os resultados da proposta pedagógica. Foram usados como referencial teórico os pressupostos de Brasil (2017), Espírito Santo (2019), Meaney (2009) e Megale (2005).

  • Palavras-chave
  • Ensino Bilíngue, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Leitura, Produção Textual.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
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O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
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Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista