Linguística e ensino: uma análise do ensino de "sujeito" na Educação Básica

  • Autor
  • Yan dos Santos Silva
  • Resumo
  • Este trabalho tem como um de seus objetivos aventar as insuficiências e incoerências da gramática tradicional no que tange à conceituação da função sintática sujeito (argumento externo), como também evidenciar os subsídios que a linguística gerativa pode fornecer a fim de que tal termo sintático possa ser melhor esclarecido e estudado nas aulas de língua portuguesa. Tal pesquisa é fruto da insatisfação diante da ênfase do ensino da gramática tradicional, cujo foco recai em conceitos que são comumente equivocados, como os de cunho semântico em análises sintáticas ou aqueles que alternam procedimentos ssemânticos e sintáticos ilimitadamente. Para tanto, a metodologia utilizada não só foi a comparação entre a definição de sujeito dado pelos gramáticos normativos e sua aplicação efetiva no uso real da língua, mas também a dissidência do conceito entre os próprios gramáticos. Além disso, o trabalho objetiva oferecer assistências aos professores de língua portuguesa em suas respectivas aulas através das ferramentas fornecidas pela Gramática Gerativa, por meio da metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017), que considera o uso de materiais manipuláveis nas aulas de língua portuguesa um importante meio para análise linguística e do exercício da metacognição. Espera-se, assim, uma melhor elucidação do termo "sujeito" para os indivíduos que passam pelo processo de escolarização.

  • Palavras-chave
  • Sujeito, Argumento Externo, Gerativismo, Ensino Tradicional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estudos Linguísticos
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista