Tiras de Armandinho: efeitos de sentidos por meio da análise linguístico-discursiva nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental anos finais

  • Autor
  • Cláudia Amaral da Silva Cintra Santos
  • Resumo
  •  

    É notório o quanto as tirinhas de Armandinho são compartilhadas em redes sociais pelos adolescentes do Ensino Fundamental anos finais que, por meio delas, expressam sentimentos, emoções e críticas. Desta forma, faz-se necessário verificar os possíveis efeitos de sentidos na relação verbo-visual no gesto interpretativo das tiras frente às temáticas da leitura e da proteção e as vontades de verdade produzidas. Com essa finalidade, o trabalho partirá das seguintes questões:  Quais efeitos de sentidos emergem da relação verbo-visual nas tiras? Como esses efeitos de sentidos recebem, questionam, interpretam as temáticas abordadas nelas? O gesto analítico/interpretativo será postulado nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de orientação francesa. A escolha das tiras de Armandinho, criadas pelo ilustrador e cartunista Alexandre Beck, baseou-se no alcance de seu processo interacional, como curtidas, compartilhamento e comentários nas redes sociais Instagram Facebook. Para essa finalidade, serão utilizados os teóricos Orlandi (1983), Haroche, Paul, Pêcheux (2007) e Bakhtin (1992). Dessa forma, poderá ser observado como a linguagem, enquanto discurso, pode efetivar o contato entre o linguístico e o não-linguístico por meio de sujeitos que interagem em situações nas redes sociais, apresentando um enredo rápido e empregando somente imagem ou imagem e palavra, oferecendo um caminho aberto à significação, à interpretação e à produção de sentidos. Ademais, a análise da materialidade linguística verbal e não-verbal apontará para um discurso midiático que funcionará como uma reação ao contexto sócio-histórico-político-cultural vigente à época, abarcando as temáticas apresentadas. Para concluir, será possível constatar, nas tirinhas, um personagem, criança, muito inquieta e que passa por vários discursos para reconhecer, apontar, refletir e/ou denunciar os problemas sociais do contexto em questão.

     

  • Palavras-chave
  • Tirinha, Análise do Discurso, Sentidos, Redes sociais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação Docente
Voltar

O presente Caderno de Resumos possibilita a divulgação dos trabalhos selecionados para participar da XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras, evento anual, tradicionalmente realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em torno do temário Linguística, Literatura e Ensino, este espaço se abre aos pós-graduandos em Letras (e áreas afins), de todas as instituições de ensino superior, interessados na divulgação de suas pesquisas, procurando estimular discussões relativas aos estudos linguísticos e literários e abordar aspectos ligados ao ensino de línguas e literaturas.

Além de 23 sessões de comunicação oral, com a participação de cerca de 110 mestrandos e doutorandos de diversas Instituições de Ensino Superior, esta edição da Mostra de Pós-Graduação em Letras traz, na abertura, o linguista Prof. Dr. Izidoro Blikstein, de brilhante trajetória na Universidade de São Paulo e atualmente na Fundação Getúlio Vargas, com a conferência VIDAS SECAS: Livro e... Filme. Uma desbravadora tradução intersemiótica.

 

No dia 10 de novembro, teremos a premiação do XXII Concurso de Redação – VII Prêmio Elisa Guimarães, evento organizado há 22 anos, numa interface entre docentes e discentes do PPGL e alunos da Educação Básica das redes pública e particular.

 

A conferência de encerramento, Linguagem, vida e ciência: um diálogo possível, será proferida pelo Prof. Dr. Vicente Paulino, nosso parceiro da Universidade Nacional de Timor-Leste, um dos coordenadores do DINTER em Letras – Doutorado Interinstitucional Internacional, desenvolvido pelo Mackenzie com a universidade timorense. Na sequência, passaremos ao lançamento de livros de autoria de professores do PPGL.

 

Certamente, será mais um momento celebração, contabilizando 27 edições anuais ininterruptas da nossa Mostra de Pós-Graduação.

 

Que este encontro possa ser instigante e produtivo para todos!

Comissão Organizadora

  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Ensino e Aprendizagem de Língua
  • Formação Docente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Pires de Brito (Presidente)
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira 
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Prof. Dr. Paolo Demuru
Gabriel Noriyuki de Andrade (Secretário PPGL)
-----
Adeval Ferreira de Andrade Neto
Amanda Barbosa de Godoy
Calebe Martins Cordeiro e Silva
Camila Concato 
Giovanna Suleiman das Dores 
Isabella Mantovani Matta
Kely Xavier
Laís Gerotto de Freitas Valentim
Layla de Oliveira Vasconcellos
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello 
Marcelo Jucá
Maycon Prates dos Santos
Pedro Augusto Zambon 
Stefano Alves dos Santos
Vanessa Regina Ferreira da Silva

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Trevisan
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguair
Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros
Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Prof. Dr. José Gaston Hilgert
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira
Profa. Dra. Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande
Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Prof. Dr. Paolo Demuru
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista